sexta-feira, 11 de junho de 2021

A partida

 

Palíndromo são palavras, frases ou imagens que podem ser lidas de trás para frente e permanecem com seu sentido. Aqui os clichês, Hannah, Ana, Otto, Natan, oro, Omo, ixi e etc.Um palíndromo de maneira reflexiva pode ser aquilo que a gente já sabe o resultado, olhar uma palavra que começa e termina da mesma forma pode ser previsível, é isso e acabou. Tudo esclarecido, nada de surpresas, de novidades, o eterno problema da humanidade respondido em poucas palavras. Eu sei onde isso aqui vai acabar.

Imaginem que um dia uma nave resolva pousar na Terra, um extraterrestre e seu companheiro resolvam ensinar a humanidade uma nova forma de ver o tempo. Agora tudo não é mais linear, Descartes acaba de perde a queda de braço para Einstein, tudo agora é dimensional, o ali e o agora acontecem ao mesmo tempo, o começo, meio e fim simplesmente deixam de ter divisões. Você sabe exatamente o que precisa fazer, pois diferente do que é proporcionado pela vida, agora obtemos a chance da repetição e consequentemente do sucesso, você começa a passear entre o antes, durante, o aqui e o depois. Tudo seria um passado-recentemente e Marc Bloch saberia que ao terminar de escrever “O Ofício do Historiador” seria morto num campo de concentração nazista. Fica a pergunta se ele escreveria o livro se soubesse do seu final, o desanimo bateria? A vontade de ocupar seu breve tempo com algo falaria mais alto? Fosse com a gente? Quanto tempo levaria para sorrir se soubesse que uma situação fosse fazer a gente feliz? Como seria nossa reação ao ter que lidar com alguém triste? Aquela pergunta complica - um aluno meu perguntou o motivo de andar de joelhos quando imita o gato, porém o gato não anda de joelhos -, nesse dia fiquei sem saber o que falar, voltei para casa pensando em qual resposta daria, afinal crianças costumam perguntar a mesma em outros momentos. Até hoje não sei.

O quanto a gente mudaria se soubesse o caminho a seguir? Um palíndromo torna tudo fixo, mas em todos os casos a ideia que nada é permanente e tudo muda continua aí, Heráclito e seu rio não conheceram palíndromos, mas o quanto de mudança nossa natureza permanente vem passando? Qual ponto de melhoria seu reflexo mostrou no rio?

Nenhum comentário: